Primeiro, mostraram-se livros, existentes na biblioteca escolar, sobre esta temática.
E logo de seguida, a história Tanto, tanto!, de Trish Cooke, na qual entra muita gente. Um bebé e a sua família reúnem-se para fazer uma festa-surpresa ao pai, no dia de anos deste... E todos gostam tanto, tanto do bebé!... E este gosta tanto, tanto dos mimos de todos!...
(Ter a família reunida é muito agradável – concordaram os meninos.)
Como se comportam os animais, viu-se bem pelo livro informativo Gatinhos, da Colecção Vê-me crescer. Quando nascem, os gatos nem abrem os olhos, mas rapidamente começam a levantar-se, depois a andar, a brincar, lutando com os irmãos, a trepar às árvores…, até que se tornam adultos e têm as suas crias…
(Os meninos tinham muitas histórias de gatos para contar…)
Tim Bowley escreveu Jaime e as bolotas que nos faz perceber como pode ser difícil uma sementinha transformar-se num grande carvalho que dê bolotas aos esquilos, rebentos às cabras, troncos aos lenhadores…, uma árvore a que os meninos possam trepar sem partir ramos… Ele semeou bolotas muitas vezes e teve de ser muito persistente para conseguir!…
Por fim, os meninos do 3º ano ratificaram a Declaração dos Direitos do Homem, dos Animais e das Plantas, proposta por Alain Hervé e aprovaram os seus dez artigos.
Como querem sempre ler, a professora Manuela Caeiro deixou exemplares de Beatriz e o plátano, de Ilse Losa, para todos lerem o livro calmamente e fazerem o reconto na próxima sessão.
Veremos se os meninos são bons contadores de histórias!
Sem comentários:
Enviar um comentário