quarta-feira, 2 de março de 2011

Ler a Meias... e a Arte...

Ler a Meias... tinha por objectivo falar de Arte. Sim porque a arte também contribui para a Felicidade...
E houve novidades: desta vez, a professora Manuela Caeiro não leu histórias; limitou-se a fazer a reportagem fotográfica. Quem conduziu a sessão foi a professora Clarinda Matos, da área das Artes, que aceitou colaborar voluntariamente... 
A nossa convidada preparou um powerpoint e trouxe o seu computador portátil. Foi assim que, nesta 1ª sessão, os meninos tomaram contacto com um pintor francês: Henri Rousseau, o «aduaneiro».  
Ficaram a saber um pouco da sua biografia; viram o auto-retrato do pintor, tal como muitos outros dos seus quadros; observaram o que ele pintava e como pintava... E já viram que uma mão aberta é quase do tamanho da cara?
Num instante, descobriram o título dos quadros, a sua data, a galeria ou museu em que cada um deles se encontra... Havia um que era propriedade privada (de algum coleccionador).
Os meninos de ambas as turmas, como é habitual, estiveram muito atentos, curiosos e participativos...
À saída, receberam uns apontamentos sobre o pintor. Agora há trabalho de casa: temos de ir imaginando o que vamos desenhar na próxima sessão, pois vamos pintar à Rousseau
Outra coisa: sabem que a professora Clarinda é avó de uma menina do 4ºano? 
Quem é? Quem é?...

2 comentários:

  1. Passo a vida a meter mãos à obra em especialidades em que não sou especialista...:-) E sensibilizar para a Arte seria mais uma delas!...
    Assim, com a tua intervenção, foi bem melhor!
    Obrigada, Clarinda Matos, por esta colaboração preciosa.
    Digo-o em nome pessoal... e também em nome destes meninos da escola - que já sinto um pouco "meus"... :-)

    ResponderEliminar
  2. Eu também tive o prazer de estar presente nesta sessão. Aproveito para agradecer o convite às professoras Fernanda e Manuela Caeiro.
    Assistir à forma como a professora Clarinda explorou o tema e conduziu a sessão permitiu-me realmente aprender e ficar desperta para pormenores que até aqui me passavam completamente despercebidos.
    Muito obrigada!

    ResponderEliminar