Verificaram que se assemelha a um fruto com casca, polpa e caroço e que a sua superfície é como as peças de um puzzle, em movimento. O rosto desta nossa Terra está sempre em mudança!
Aprenderam como se formam os diferentes tipos de rochas e até as puderam manusear, graças à colecção que os alunos do ano passado ajudaram a construir. Que sorte!
Os solos permitiram recordar as cadeias alimentares. Até se fez uma dramatização. Houve quem fizesse de planta, de veado, de lobo e de bicho-de-conta. A planta (ser produtor) transforma os sais minerais em matéria orgânica; o veado vai comê-la (consumidor herbívoro); o lobo come o veado (consumidor carnívoro); o bicho-de-conta (ser decompositor) transforma a matéria morta (folhas, ramos, cadáveres, excrementos...) em sais minerais que as plantas vão absorver. Assim se percebeu melhor a magia da natureza!
A partir da apresentação sobre as formas de relevo, os alunos puderam aprender como se formam as montanhas e as planícies. A erosão (rios, glaciares, vento...) desgastam as rochas, transportam os sedimentos e finalmente depositam-nos. As rochas, pela acção da erosão, "apodrecem" e partem-se facilmente, tal como o povo diz no provérbio água mole em pedra dura tanto dá até que fura. A Maria tentou, sem sucesso, partir um granito são; conseguiu fazê-lo num granito apodrecido que se esboroou facilmente sob os seus dedos.
Os meninos surpreenderam pela atenção com que seguiram e participaram na aula e pelos trabalhos que produziram por iniciativa própria.
Para poderes relembrar estas matérias aqui ficam os powerpoints.
Rochas minerais
View more presentations from fernandaataide55
Solos
View more presentations from fernandaataide55
Formas relevo
View more presentations from fernandaataide55
Sem comentários:
Enviar um comentário