quarta-feira, 30 de março de 2011

A Biblioteca na sala de aula: rochas, solos e formas de relevo

Chegou a vez das apresentações sobre as rochas, solos e formas de relevo, na aula do 3º ano. Os alunos puderam compreender como a Terra se formou e observar a sua constituição. 
Verificaram que se assemelha a um fruto com casca, polpa e caroço e que a sua superfície é como as peças de um puzzle, em movimento. O rosto desta nossa Terra está sempre em mudança!
Aprenderam como se formam os diferentes tipos de rochas e até as puderam manusear, graças à colecção que os alunos do ano passado ajudaram a construir. Que sorte!
Os solos permitiram recordar as cadeias alimentares. Até se fez uma dramatização. Houve quem fizesse de planta, de veado, de lobo e de bicho-de-conta. A planta (ser produtor) transforma os sais minerais em matéria orgânica; o veado vai comê-la (consumidor herbívoro); o lobo come o veado (consumidor carnívoro); o bicho-de-conta (ser decompositor) transforma a matéria morta (folhas, ramos, cadáveres, excrementos...) em sais minerais que as plantas vão absorver. Assim se percebeu melhor a magia da natureza!
A partir da apresentação sobre as formas de relevo, os alunos puderam aprender como se formam as montanhas e as planícies. A erosão (rios, glaciares, vento...) desgastam as rochas, transportam os sedimentos e finalmente depositam-nos. As rochas, pela acção da erosão, "apodrecem" e partem-se facilmente, tal como o povo diz no provérbio água mole em pedra dura tanto dá até que fura. A Maria tentou, sem sucesso, partir um granito são; conseguiu fazê-lo num granito apodrecido que se esboroou facilmente sob os seus dedos.
 Os meninos surpreenderam pela atenção com que seguiram e participaram na aula e pelos trabalhos que produziram por iniciativa própria. 
 
Para poderes relembrar estas matérias aqui ficam os powerpoints.





Sem comentários:

Enviar um comentário