quarta-feira, 2 de março de 2011

Ler a Meias..., crescimento e reprodução

No Ler a Meias…, no 4º ano, conheceram-se os Burros, de Adelheid Dahimène e Heide Stollinger: um casal de bons companheiros que um dia se zangou e se separou… Cada qual correu mundo em busca de um outro parceiro, até que se reconciliaram!…
Seguiu-se a História da égua branca, de Eugénio de Andrade. Três irmãos tiveram que provar qual deles  tratava melhor uma égua que o pai ia deixar de herança a um deles. O filho mais novo parecia ser o vencedor, mas matou um burro que cobriu a égua e esta serviu de paga ao dono do animal. 
Ora este final foi muito polémico! Estava em causa a justiça! O 4ºA não se convencia; marcou-se o julgamento e a sentença foi adiada… Mais tarde, quando a sentença foi finalmente proferida, o tribunal instituído pelo 4º A acabou por ratificar a decisão de o moleiro se apropriar da égua.
Entretanto, com a ajuda do livro Gatinho, da DK/Civilização, observou-se o crescimento de um gato. Foi um momento de ternura... 
O 4ºB deu ainda uma espreitadela ao conto Para onde foi o Zezinho?... (A grande história de um pequeno espermatozóide), de Nicholas Allan. Diferentemente, o 4ºA observou imagens da reprodução de plantas e aves. 
À saída, os livros ainda expostos foram folheados com curiosidade!
No início desta sessão, o 4ºA mostrou orgulhosamente à professora Manuela Caeiro o seu jornal de turma. Deixamos-lhes aqui os parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário