terça-feira, 28 de junho de 2011

Hora do conto: duas histórias

Já tínhamos contado histórias de muitas maneiras, mas nunca através de áudio-livros. Existe na Biblioteca uma colecção de histórias em livro bilingue (português e inglês) e em cassete áudio (também bilingue).
Escolhemos Os três filhos do Czar. Os meninos puderam ouvir o conto ao mesmo tempo que viam as ilustrações do livro. Um Czar (título usado pelos reis do império russo), já idoso, quis escolher o seu sucessor. Como tinha três filhos, decidiu pô-los à prova. Todos deveriam casar e o escolhido seria aquele que provasse ter a esposa perfeita. O novo Czar acabou por ser o que tinha casado com uma gata. Afinal, esta não era mais do que uma linda princesa enfeitiçada. Só o amor do seu príncipe foi capaz de quebrar o encanto.


Uma vaca chamada estrelinha, de Luísa Ducla Soares, foi o conto seguinte. Dois primos muito pobres, o Zé e o Barnabé, decidiram comprar uma vaca a meias. Tudo correu bem até ao momento em que foi preciso decidir como a partir ao meio. Com qual das metades deveria ficar cada um?
Temos uma vaca
Chamada Estrelinha
Metade é tua
Metade é minha
Os meninos foram então convidados a dizer qual das duas metades escolheriam. Poucos quiseram ficar com a cabeça. Esta tinha os chifres que davam sorte. A maioria escolheu a parte do rabo por causa do leite.
A história conta-nos que um dos primos, o Barnabé, escolheu ficar com a parte da cabeça, sempre era mais airosa, mais limpa, e o primo Zé decidiu-se pelo rabo. No final percebemos que foi este o sortudo: tirava o leite, fazia queijos e manteiga e ainda recolhia o estrume para adubar a horta. Ao outro cabia unicamente alimentar o animal. Que pouca sorte!
Falámos ainda de provérbios ou ditados populares e explicámos alguns como: ser de se lhe tirar o chapéu, andar que nem um brinquinho, ser uma estampa. Afinal quem parte e reparte e não fica com a melhor parte ou é tolo ou não tem arte!
Se quiseres reler a história, aqui a tens.
Recorda:
- Um provérbio ou ditado popular é uma frase que encerra o saber popular e que é transmitida de geração em geração.
- As lengalengas são histórias prolongadas e repetitivas.

Sem comentários:

Enviar um comentário