Mostrar mensagens com a etiqueta Hora do Conto. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Hora do Conto. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 28 de junho de 2011

Hora do conto: duas histórias

Já tínhamos contado histórias de muitas maneiras, mas nunca através de áudio-livros. Existe na Biblioteca uma colecção de histórias em livro bilingue (português e inglês) e em cassete áudio (também bilingue).
Escolhemos Os três filhos do Czar. Os meninos puderam ouvir o conto ao mesmo tempo que viam as ilustrações do livro. Um Czar (título usado pelos reis do império russo), já idoso, quis escolher o seu sucessor. Como tinha três filhos, decidiu pô-los à prova. Todos deveriam casar e o escolhido seria aquele que provasse ter a esposa perfeita. O novo Czar acabou por ser o que tinha casado com uma gata. Afinal, esta não era mais do que uma linda princesa enfeitiçada. Só o amor do seu príncipe foi capaz de quebrar o encanto.


Uma vaca chamada estrelinha, de Luísa Ducla Soares, foi o conto seguinte. Dois primos muito pobres, o Zé e o Barnabé, decidiram comprar uma vaca a meias. Tudo correu bem até ao momento em que foi preciso decidir como a partir ao meio. Com qual das metades deveria ficar cada um?
Temos uma vaca
Chamada Estrelinha
Metade é tua
Metade é minha
Os meninos foram então convidados a dizer qual das duas metades escolheriam. Poucos quiseram ficar com a cabeça. Esta tinha os chifres que davam sorte. A maioria escolheu a parte do rabo por causa do leite.
A história conta-nos que um dos primos, o Barnabé, escolheu ficar com a parte da cabeça, sempre era mais airosa, mais limpa, e o primo Zé decidiu-se pelo rabo. No final percebemos que foi este o sortudo: tirava o leite, fazia queijos e manteiga e ainda recolhia o estrume para adubar a horta. Ao outro cabia unicamente alimentar o animal. Que pouca sorte!
Falámos ainda de provérbios ou ditados populares e explicámos alguns como: ser de se lhe tirar o chapéu, andar que nem um brinquinho, ser uma estampa. Afinal quem parte e reparte e não fica com a melhor parte ou é tolo ou não tem arte!
Se quiseres reler a história, aqui a tens.
Recorda:
- Um provérbio ou ditado popular é uma frase que encerra o saber popular e que é transmitida de geração em geração.
- As lengalengas são histórias prolongadas e repetitivas.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Hora do conto: Os cisnes selvagens

Hans Christian Andersen escreveu esta história de coragem e magia. Conta-nos como uma pequena princesa conseguiu quebrar o encanto com que a sua maldosa madrasta tinha enfeitiçado os seus 11 irmãos. No fim, os maus foram castigados e os bons recompensados. Os meninos do 2ºA viram esta história em DVD.
Aqui te deixamos uma outra versão da mesma história.

Hora do conto: Pinóquio

Esta história, recontada por Walt Disney, fala-nos de Pinóquio, um menino de madeira que ganhou vida. Como não era nada obediente, estava sempre metido em sarilhos. 
Cheio de ternura e fantasia, este conto foi seguido com muita atenção pelos nossos meninos.
Ora vê aqui e ali alguns excertos deste filme de animação.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Hora do conto: A Branca de Neve e A Bela Adormecida

Estas duas histórias recriadas por Walt Disney fizeram as delícias dos meninos da Pré. 
Ora revê aqui alguns apontamentos destes filmes de animação. 

Hora do conto: A ovelhinha que veio para o jantar


Steve Smallman conta-nos a história de um lobo, velho e solitário, que acabou por se tornar amigo de uma inocente e ternurenta ovelhinha. Afinal o lobo rapidamente se rendeu aos miminhos que a ovelhinha lhe dispensava. A habitual sopa de legumes, partilhada agora com a sua nova amiga,  passou a ser saboreada como se de um grande pitéu se tratasse! 
Se quiseres ver o filme, podes encontrá-lo aqui: 

Hora do conto: Não acordes o urso por favor

Afinal a personagem desta história de Steve Smallman e Caroline Pedler era bem divertida e simpática!
Quando a pequena lebre encheu um balão para a Festa da Primavera que preparava, juntamente com os outros animais da floresta, este rebentou-se. O urso acordou então do seu sono hibernal e, apesar da sua fama de rabugento, ficou encantado com a festa que pensava ser para si. Dançou, cantou e divertiu-se tanto que pediu aos seus novos amigos que não se esquecessem de o acordar na próxima Primavera.

Hora do conto: O magnífico plano do lobo

Melanie Williamson traz-nos a história de um lobo malandro que só tinha um dente. Os  meninos da Pré puderam comprovar a esperteza dos cordeirinhos que conseguiram vencer para sempre o velho lobo glutão.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Encontros na Biblioteca: novamente com a Avó Manela


Desta vez a avó Manela veio encontrar-se com a turma do 2º B que pôde ouvir as diabruras do Xaneca e ser motivada para a escrita.
A motivação, no 2º A, resultou. A avó Manela teve a alegria de receber a visita do Gonçalo que em dois dias pôs em prática a sugestão de escrever e ilustrar um texto sobre um animal de estimação. Foi uma excelente surpresa! 
O mesmo aconteceu com os alunos desta turma que posteriormente vieram entregar trabalhos. Ei-los aqui!

Hora do Conto: O dia em que a mata ardeu

Por volta do Equinócio da Primavera, festejando o Dia Mundial da Árvore e da Floresta, lemos ao 3º ano o conto de José Fanha O dia em que a mata ardeu. A família dos pássaros Bisnaus voltou a pôr em risco o equilíbrio ambiental com as suas atitudes de desrespeito pelos seres vivos, animais e plantas. 
Esta história acaba com um final feliz, o que nem sempre acontece. 
Após um incêndio, a reconstituição da vegetação é lenta e pode ser incompleta, assim como o consequente regresso dos animais que aí coabitavam.
Veio a propósito rever os conhecimentos adquiridos, em sala de aula, sobre os seres vivos e as respectivas cadeias tróficas. O filme Floresta, fogo e vida, da Flaminia, reforçou estes ensinamentos.

Hora do Conto: outras linguagens

Uma história pode ser contada de múltiplas maneiras. Normalmente associamo-las aos livros, mas muito antes do papel as histórias andavam de boca em boca, de avós para netos... 
Hoje em dia há também livros digitais, as histórias podem ser lidas com a ajuda de um computador.
Outra coisa: será que as histórias só podem ser contadas com palavras? Olha que não! Podem ser contadas através de desenhos, de fotografias, de melodias, sei lá que mais!...
De certeza que todos gostam de ir ao cinema ou ao teatro. Aí combinam-se várias linguagens: palavras, imagens, música, luz... 
Conhecer uma história vendo um filme tem sido possível, em vários momentos, na nossa biblioteca. Como existem pouquíssimos DVDs, temos beneficiado de empréstimos que nos permitiram ver a Fantasia e outros filmes de animação de Walt Disney bem como alguns contos de Andersen.
Os meninos, dos mais pequenos aos mais crescidos, têm gostado muito!

Hora do Conto: Ferozes animais selvagens

Ferozes animais selvagens, de Chris Wormell, foi o conto escolhido para mais uma sessão da Pré. Os meninos identificaram os animais da história que afinal nada tinham de ferozes. 
O menino é que tinha sido desobediente e por isso assustou seriamente a sua mãe que se transformou num verdadeiro animal selvagem!
A propósito desta história, os alunos aprenderam as diferenças entre animais selvagens e domésticos e, de entre estes, os de companhia. Perceberam, com surpresa, que o Homem é também um animal, mas racional!

quarta-feira, 30 de março de 2011

Hora do Conto: Biscoito de cão

Será possível que alguém que coma um biscoito de cão se transforme mesmo  em cão? Foi isto que a menina do livro Biscoito de cão, de Helen Cooper, pensou que lhe tinha acontecido. Felizmente não foi bem isso o que sucedeu...
Depois de lida a história, os meninos comeram um biscoito sem saberem se era ou não de cão... Alguns começaram a sentir comichão atrás das orelhas. Estariam a transformar-se?!
Mais uma vez se distinguiram cães de raça e cães rafeiros. Privilegiaram-se raças portuguesas e algumas de cães-personagens de histórias já lidas.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Hora do Conto: O cão mal desenhado

A Pré ouviu mais uma história sobre cães. Aproveitou-se para distinguir entre cães de raça e rafeiros. Uns e outros, parecendo tão diferentes, são afinal tão parecidos! (Iremos voltar a este assunto.)
O cão mal desenhado, de Emma Dodson, afinal não estava tão mal desenhado assim. Depois de ter recorrido a um pintor profissional, que o redesenhou várias vezes, acabou por querer ser como era dantes. Foi então ter com a menina que o tinha desenhado e voltou a ser um cão rabiscado. 
Aqui estão os cães bem desenhados pelos meninos da Pré.
Neste pequeno vídeo podes ver como outros alunos trataram esta história.

Hora do Conto: o magnífico plano do lobo

Que os lobos são matreiros já nós sabemos. Mas o lobo da história O magnífico plano do lobo, de Melanie Williamson, que só tinha um dente e ainda por cima podre,  concebeu e desenhou um plano diabólico contra uns inocentes cordeirinhos... 
Os meninos do 2º ano observaram o plano desenhado pelo lobo e interpretaram-no. 
Aprenderam também todos os passos desde a tosquia até à confecção das camisolas. 
No 2º B, aproveitou-se para rever o tema das famílias dos animais: o pai carneiro, a mãe ovelha e os filhos cordeirinhos...

Hora do Conto: os três porquinhos

Os três porquinhos é uma história tradicional muito conhecida. Esta teve o sabor da graça que Luísa Ducla Soares imprime a tudo o que escreve.
Estes porquinhos eram mesmo muito porquinhos... a ponto do pai os pôr fora de casa. A mãe deu-lhes bons conselhos como, por exemplo, construir uma casa para se protegerem do lobo mau. Este, como não conseguiu comer os três irmãos, resolveu ir para a cidade. Aqui encontrou o MacDonalds com esplêndidos hambúrgueres, sem penas, pêlos ou ossos... que maravilha, foi comer até fartar e enjoar! Mas a coisa aqui também não correu bem, as pessoas assustaram-se, fugiram e vieram homens com espingardas e até a TVI...

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Hora do Conto: O urso e a formiga

Continuando a falar com o 2º B sobre os animais, desta vez na sala de aula, foi lida a história de Luísa Ducla Soares O urso e a formiga
O urso papa-formigas enganou-se quando pensou que poderia comer aquelas formigas...Mas a Formiga Rabiga tinha engendrado um plano que salvou o formigueiro. Bastaram umas bolinhas de pimenta que deixaram o urso a arder!
Os meninos ficaram a conhecer o urso papa-formigas e o formigueiro.
Também foram mostradas imagens de outros livros, para dar a conhecer alguns dos habitantes da floresta das regiões temperadas.

Hora do Conto: histórias de amor

Nos 3º e 4º anos, começámos pelas lendas. Recontou-se a história de amor de Pedro e Inês, a lenda das sete cidades e a lenda de Brandão e Paulina (de Almada). Leu-se em seguida A lenda das amendoeiras do livro Lendas de mouras, de Luísa Ducla Soares, que explica por que razão existem tantas amendoeiras no Algarve. 
O rei mouro, quando foi aconselhado a plantar amendoeiras para simular a neve que era habitual na terra da sua amada princesa, disse logo que se esse estratagema não desse resultado, pelo menos ele poderia fazer os casamentos de figos com amêndoas de que tanto gostava!
No 4º ano, o livro de Beatrice Masini, Uma noiva bela...belíssima..., encerrou esta sessão de uma forma divertida.

Hora do Conto: O Troca-tintas

A Diana e a Catarina, do 3º ano, escreveram uma história que partilharam com a sua turma. A personagem era a professora bibliotecária que se casou com um livro mágico, tiveram meninos e foram felizes para sempre!
Foi lido o conto O Troca-tintas e fez-se a leitura dialogada dos versos finais desta história. Leu-se, também, a poesia O canário. Ambas as histórias pertencem ao livro Contos para rirde Luísa Ducla Soares.

Hora do Conto: Os nove mandriões

Do livro de Luisa Ducla Soares, Meninos de todas as cores, foi lida a história Os nove mandriões
Que malandros estes nove mandriões! Ninguém queria trabalhar para serem os outros a beneficiar. Até que finalmente perceberam que todos precisamos uns dos outros, para sobreviver. 
Aproveitou-se para falar de antigas profissões, tais como as lavadeiras e os aguadeiros, que existiam até ainda há pouco tempo em Almada. Padeiros e leiteiros, à porta, foram também recordados.
No final, os alunos leram os versos deste conto.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Hora do Conto: A visita indesejável e A lua de Janeiro

Também os meninos do 3º ano reflectiram sobre as características das estações do ano, particularmente do Inverno. A pintura dos pingos de chuva serviu mais uma vez para assinalarem algumas das coisas boas que esta estação, normalmente mal-amada, nos traz. 
As histórias A visita indesejável, de Isabel Lamas, e A lua de Janeiro, de Rosário Alçada Araújo, serviram como motivação.