quarta-feira, 8 de junho de 2011

O Ler a Meias... e as festas de Junho...

Em Junho, festejamos o Dia de Portugal, no dia do nosso poeta Luís de Camões - que contou a História de Portugal no seu livro Os Lusíadas... (O Barbi-Ruivo, de Manuel Alegre, serviu de pretexto para falar nisso.)
Em Junho, festejamos também os Santos Populares.
Destes, sobretudo, se falou na sessão com o 3º ano: quem foram, quando viveram, quando se festejam... Dão-nos feriados municipais, com muitos comes e bebes, festejos e tradições. Não faltam quadras... nem lendas! 
Sugeriu-se a leitura de O livro das datas, de Luísa Ducla Soares, bem como de um livro de quadras populares, edição da CMA (ambos da biblioteca).
Cantou-se uma quadra... 
Contou-se a lenda das cegonhas que voam pela 1ª vez na noite de S. João...
Leu-se o conto As chaves do Sô Pedro, de Maria Isabel de Mendonça Soares. E conversou-se, a propósito da autora e da história ...
Junho é Verão, são as férias a chegar devagarinho... Era dia de despedida!... 
Fez-se o balanço do Ler a Meias...: os meninos gostaram; querem que continue, para o ano... (Veremos!)


Ficou por fim o convite da professora Manuela Caeiro para lerem muito, lerem tudo...: o mar, as árvoresa ruao álbum de fotografiaas tabuletasos sinaisas embalagensos objectosas cores do diao rosto das pessoasas instruções dos electrodomésticoso tempoas cartas, os postaiso mundo inteiro ou o seu canteiro...
(Texto retirado de um cartaz da livraria O bichinho de conto)

Sem comentários:

Enviar um comentário