Uma recente notícia do Público é alarmante: Mil crianças morreram nos últimos doze anos em acidentes rodoviários (Em Portugal!).
António Torrado, em O meu semáforo único, imaginou um semáforo que se pintava de cores diferentes pela noite dentro, quando apenas um escritor o podia ver...
Por sua vez, Alexandre Honrado contou como a D. Joana improvisou um semáforo para peões, agitando a sua vassoura, na qual ela colocara um boneco vermelho e outro verde em cada ponta, evitando assim que os meninos da escola da sua rua fossem atropelados. Quando finalmente puseram uma passadeira e um semáforo em frente à escola nova, todos lhe agradeceram... e um jornalista escreveu o livro Joana e o novo semáforo.
O 4ºB ouviu, por fim, uma história de Rosário Alçada Araújo: No dia em que o meu bairro ficou de pantanas. Quantos perigos poderia correr aquele menino! E ele tão sossegadinho em casa!...
O 4ºA, em vez disso, aprendeu mais sobre sinais de trânsito: os de perigo, proibição, obrigação e informação...
Esta sessão do Ler a Meias girou em torno da educação para a prevenção rodoviária e regressou ao tema da Felicidade. A conclusão dos meninos foi unânime: "Para sermos felizes, temos de ter cuidado com a nossa segurança: prevenir os acidentes e evitar a dor". (A lista de sugestões dos alunos não pára de crescer.)
Sem comentários:
Enviar um comentário