quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Ler a Meias... e a Felicidade

Luisa Dacosta escreveu Lá vai uma… Lá vão duas… e a 1ª história veio mesmo a calhar para esta 2ª sessão: A felicidade não é o que temos, é o que somos.

Era uma vez uma jovem que vivia no campo. Não havia rapariga mais feliz. E tão pobre que ela era! Morava numa casa tão vazia que nenhum ladrão lá ia, mas havia sempre o cheirinho da sopa que preparava para a ceia e que chegava para ela e para dar a quem mais necessitasse! O segredo da sua felicidade era ter uma vida simples e muito ocupada, contentando-se com o pouco que tinha e ajudando os outros. A sua alimentação era à base de leite, pão, sopa, chouriço, hortaliças, fruta
De acordo com a pirâmide dos alimentos, viu-se que a jovem fazia uma alimentação saudável! Para mais, fazia exercício físico…
Manuela Caeiro deu a conhecer a tabela nutricionista do Dr. Katz, um médico americano que atribui uma pontuação de 1 a 100 a cada alimento. Ele mostra que são melhores os alimentos mais pontuados, como os brócolos, o feijão verde ou as laranjas… Pode-se comer de tudo, mas temos de variar e comer sobretudo os alimentos com maior pontuação.
As turmas de 4º ano também escutaram o conselho da nutricionista Paula Veloso: Comer melhor por menos dinheiro. O que é preferível comer? E como podemos alimentar-nos melhor e gastar menos? O Ler a meias lançou um desafio matemático
Foi dada uma outra sugestão de leitura: O dia em que a barriga rebentou, de José Fanha.
A sessão acabou com uma reflexão: o que podemos fazer para sermos felizes? Os meninos deram boas sugestões!…
 
  

Sem comentários:

Enviar um comentário