quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

História de Portugal: D. Afonso Henriques e poesia de D. Diniz

Aconselhamos-te este filme de animação: clica para o veres. Irás divertir-te, enquanto revês e aprendes a nossa História. 
Deixamos-te ainda um 2º vídeo, para ouvires o poema Ai Flores do verde pinho, ao som de música medieval. Foi escrito pelo nosso rei D. Diniz, que foi poeta e trovador. 

Ai, flores, ai, flores do verde pino
- Ai, flores, ai, flores do verde pino, se sabedes novas do meu amigo? Ai, Deus, e u é? Ai, flores, ai, flores do verde ramo, se sabedes novas do meu amado? Ai, Deus, e u é? Se sabedes novas do meu amigo, aquel que mentiu do que pôs comigo? Ai, Deus, e u é? Se sabedes novas do meu amado, aquel que mentiu do que mi à jurado? Ai, Deus, e u é? - Vós me preguntades polo vosso amigo? E eu ben vos digo que é sano e vivo. Ai, Deus, e u é? Vós me preguntades polo vosso amado? E eu ben vos digo que é vivo e sano. Ai, Deus, e u é? E eu ben vos digo que é sano e vivo e seerá vosco ante o prazo saido. Ai, Deus, e u é? E eu ben vos digo que é vivo e sano e seerá vosco ante o prazo passado. Ai, Deus, e u é?
(Este poema do rei D. Diniz está escrito em português arcaico, isto é, antigo. Consegues percebê-lo? Uma rapariga pede às flores do pinheiro que lhe dêem notícias do seu amado que não regressou, conforme prometera...)

Sem comentários:

Enviar um comentário