sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Hora do Conto: Outono

O Outono instalou-se, morno e às vezes molhado, mas sempre belo. 
Com a história Quando o Outono não apareceu, de Rosário Alçada Araújo, os meninos do 3º e 2º anos puderam relembrar todas as coisas boas que esta estação nos traz. 
Os 2º anos utilizaram o dicionário para pesquisar o significado de vocabulário temático, alusivo a esta estação. 
Todos estão a colaborar na construção da Árvore do Outono, pintando folhas e escrevendo mensagens. 



Vivaldi compôs uma obra musical intitulada As quatro estações. Aqui tens a parte correspondente ao Outono: uma boa forma de aprenderes a gostar de música clássica. Convidamos-te a escutar...

Trabalho autónomo


A Sara, após as sessões relativas ao centenário da República, resolveu investigar por conta própria. Elaborou dois cartazes com as conclusões da sua pesquisa. 
Veio à Biblioteca mostrá-los, muito orgulhosa... e tinha razões para isso!

Hora do Conto: A cigarra e a formiga

 


A fábula A cigarra e a formiga, recontada por Luísa Ducla Soares, foi lida aos meninos dos 2º anos que a dramatizaram. 
Uma das turmas cantou, em estilo rap, uma das poesias apresentadas na obra. 
Nesta Hora do Conto, veio a propósito falar de insectos e reconhecer a cigarra. 
Também se mostrou o corte de um formigueiro com as câmaras, isto é, as despensas, onde as formigas armazenam os seus alimentos. 
Além de se aprender, foi muito divertido!

Recorda a fábula, vendo este vídeo.


Hora do Conto: A princesa da chuva

A princesa da chuva voltou à Biblioteca e juntou-se a A menina gotinha de água, de Papiniano Carlos, para uma sessão dedicada à importância da água.
Os alunos do 3º ano escreveram um texto começado por Se eu fosse uma gotinha de água... e, por fim, ilustraram-no. Resultaram lindos trabalhos, como podes ver aqui.
Em baixo tens a história de Papiniano Carlos, em vídeo.

Hora do Conto: a propósito da República

No reino da bicharada, de Luísa Ducla Soares, vivia-se numa Monarquia, até que os bichos revoltados com o seu rei tirano resolveram implantar uma República e ir a votos... Foi a partir desta história que todas as turmas reflectiram sobre o significado do 5 de Outubro.
As turmas de 4º ano prepararam uma dramatização. Um aluno encarnou a Monarquia e outro, a República; ambos defenderam condignamente esses regimes. A actividade repetiu-se, com vários pares de alunos. O povo atento queria ser devidamente informado, antes de fazer a sua escolha. Foi eleito quem melhor o convenceu... umas vezes a Monarquia e outras, a República. 
As turmas do 2º ano pintaram a bandeira nacional e cada um levou a sua bandeira hasteada, ao sair da Biblioteca.
A turma do 3º ano fez a leitura expressiva dos versos incluídos na história de Luísa Ducla Soares.
Na Biblioteca, encontra-se patente uma exposição comemorativa da implantação da República.

















Em todas as sessões foi cantado o Hino nacional.

Hora do Conto com os mais pequeninos

Os meninos do Pré-escolar têm vindo à Biblioteca para ouvir histórias e desenvolver actividades.
O elefante Elmer foi o herói da primeira sessão. Contada a história, seguiu-se o momento de cada um o pintar ao sabor da sua imaginação... Que lindo ficou o Elmer!

Com A surpresa de Handa, os pequenitos apalparam, cheiraram e até saborearam  algumas frutas que nunca tinham provado. Pintaram também as frutas e os animais da história que, a seguir, foram transformados em bandeirinhas. E com que prazer as abanavam!




 A terceira sessão andou à volta de mamãs, filhotes e lanchinhos. O ursinho Hugo da história A mamã e eu surpreendeu a sua mãe com um lanche muito especial que ele preparou sozinho! 
Na Biblioteca, foi também preparado um lanche. Cada menino fez um, a seu gosto, com os ingredientes disponíveis. Vejam a variedade!

Na sala de aula, este trabalho tem sempre continuidade. Foi criado na sala do Pré-Escolar um painel reservado  à Hora do conto da Biblioteca.
Desta última vez, o trabalho final foi este.

Hora do Conto: Como nasceu Portugal

Hora do Conto esteve de mãos dadas com a História e a Geografia... e até com a Matemática! 
Foi assim: as turmas de 4º Ano ouviram um excerto da obra O meu primeiro Portugal, de José Jorge Letria. Em seguida, os meninos preencheram o Bilhete de Identidade do nosso país e localizaram-no no planisfério. 
Também calcularam a idade da nossa Pátria. Ora imaginem: se Portugal nasceu em 1143 e estamos em 2010, quantos anos tem? Faz as contas.

Para saber um pouco mais de História, os meninos foram à procura de informações sobre D. Afonso Henriques no livro Reis e Rainhas de Portugal.
E este trabalho não vai ficar por aqui...


Solução: 2010-1143= 867 
R: Portugal tem 867 anos

Boas novas

Foi alargado o horário da Biblioteca que, este ano, estará aberta à hora de almoço, entre 12:30h-13:30h.
O empréstimo domiciliário passará agora a envolver todas as turmas do 1º ciclo. Os alunos requisitam as obras à quinta-feira e entregam-nas até às 10:00h de segunda-feira. 

Se ainda não entregaste o termo de responsabilidade assinado, fá-lo quanto antes.

Promoção da leitura: um conto para cada turma

No primeiro dia de aulas, o nosso espaço recebeu todas as turmas do 1º Ciclo, brindando-as com um conto. As histórias seleccionadas foram:
                            A ratinha vaidosa
                            A princesa da chuva
                            O príncipe de orelhas de burro
 Estes dois últimos contos foram explorados em sessões posteriores. Foi grande o entusiasmo. 
Ainda bem que há muitos outros contos à vossa espera...

Viva 2010/2011

Aqui estamos nós cheios de coragem para enfrentar mais um ano lectivo. Esperamos que a Biblioteca te possa ajudar no teu trabalho e ao mesmo tempo te envolva num mundo de fantasia e encanto!...
Bem-vindo à Magia dos Livros!...
Foto: Pormenor do painel exposto no placard do pátio da escola, no início do ano lectivo, sob o tema Jardim dos Afectos, elaborado com o contributo de todas as turmas.